1950
O Circo era o principal difusor de cultura na Maringá dos anos 1950. Além das apresentações tradicionais de mágico, palhaços e animais, os circos apresentavam cenas de teatro, espetáculos musicais, dentre outros eventos.
Um dos mais renomados circos de Maringá foi o Flexas Humanas Circus, de propriedade de Antonio Laurentino Tavares, o Professor Janes, que também se apresentava como Mágico.
A imagem mostra uma atração do Circo Flechas Humanas localizado numa picada da Estrada Mandacaru. Na cena observa-se duas escadas de madeira que se erguem verticalmente, sustentadas por uma mulher ao centro. No alto de cada escada pode-se ver duas acrobatas, penduradas pela perna, com os corpos voltados para trás. Parece ser um espetáculo de dança e equilibrismo. Ao lado direito, um homem de terno e gravata aparenta dar assistência às dançarinas.
Ao fundo é possível identificar a plateia na arquibancada. Todos homens, vestindo roupas simples, possivelmente trabalhadores do campo e das serrarias daquele entorno. Há apenas duas crianças visíveis na imagem, uma na arquibancada do lado esquerdo e uma no chão do picadeiro, em segundo plano, no lado direito.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.