1948
O circo foi um dos grandes difusores de cultura no Brasil durante o século XX. Além de serem importantes caldeirões criativos, eram, muitas vezes, a única estrutura para eventos artísticos nas regiões por onde passavam.
Em 1948, Maringá recebeu a visita do Circo Timbica, empreendimento de projeção nacional na época. O empreendimento contava com apresentações de palhaços, mágicos, malabaristas, apresentações com animais exóticos, dentre outras atividades ao público.
A imagem mostra uma jovem, usando maquiagem e gravata, recostada em uma chapa de madeira. À frente dela, um rapaz vestindo calça e colete de cetim, de joelhos, atira objetos perfurocortantes em chamas em sua direção. Ao lado esquerdo um palhaço dá assistência ao espetáculo. A platéia, vestida com distinção (parece ser inverno), aparece ao fundo, sentada na arquibancada, atrás de uma cerca alta de madeira e arame.
Ao fim da temporada, quando partiu, o Circo Timbica deixou uma leva de artistas na cidade, os quais que viriam a fundar o Pavilhão Janes e, posteriormente, o Circo Flexa Humanas.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.