1949
A memória da fotografia de Maringá conta com grandes nomes. Kenji Ueta é o mais conhecido, tido como pioneiro da fotografia na cidade. Mas, antes deles, outras empresas e profissionais atuaram na produção de imagens, sendo a maioria deles de origem japonesa.
O primeiro estabelecimento foi o Foto Primeiro, de Shizumo Kubota. Originalmente, Kubota nomeou o estabelecimento frisando o pioneirismo, sendo então o primeiro estúdio de fotografia e revelação, funcionando no atual Maringá Velho.
Outro desses pioneiros nipônicos foi Tutomo Sanuki, fundador do Foto Moderno, que foi inaugurado em 1949. O estabelecimento estava situado na antiga rua Cleópatra, atual José Jorge Abrão.
A imagem mostra o jovem Tutomo em sua residência, naquele mesmo endereço, em frente à cerca de madeira e atrás de arbustos de folhas finas.
Fazendo jus à memória fotográfica maringaense é preciso mencionar também, nas primeiras décadas, o estabelecimento de Augusto Eduardo Eidam que se denominava Foto Lux. Foi o terceiro a se estabelecer na cidade, já na área do Maringá Novo.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.