1955
Engana-se quem acha que a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná dedicava-se exclusivamente aos serviços de loteamento e venda de terrenos. A empresa nasceu com essa expertise que desempenhou com maestria e continuou com sua influência como potência econômica local mesmo depois que foi comercializada para o grupo brasileiro.
A demanda por matéria-prima e de serviços eram enormes na cidade que não parava de crescer. E os negócios da colonizadora articulavam-se com as necessidades dos novos colonos. A necessidade de construção imediata era prevista em contrato. Uma das cláusulas de venda de lotes na região tornava obrigatória a viabilização de edificações na propriedade, sob punição de reintegração de posse caso o proprietário não a cumprisse dentro do prazo de um ano.
Para atender a essa e diversas demandas, a Companhia possuía uma seção industrial com diferentes linhas de atuação, entre elas uma pedreira, que fornecia pedra bruta e britas, a olaria que comercializava variados tijolos, a serraria para aqueles que optassem pela arquitetura em madeira e a fábrica de esquadrilha que fornecia portas, janelas e demais guarnições.
Os produtos e serviços da seção industrial da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná foram publicados, entre outros impressos, como anúncios em O Jornal no ano de 1955.
Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / diversas publicações de O Jornal em 1955.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.