1960
Recentemente publicamos registros fotográficos do reservatório elevado da Companhia de Desenvolvimento de Maringá (Codemar), em diversos estágios de sua construção. No entanto, tivemos acesso a uma imagem que mostra a obra num estágio ainda mais inicial.
A sua tradicional arquitetura ainda não é perceptível no registro. Apenas podemos ver andaimes de madeira utilizados na construção. A estrutura aparece ao fundo, atrás de uma turma de trabalhadores.
De idealização do engenheiro Gerhard Leo Linzmeyer, a obra faz analogia a uma araucária, árvore símbolo do Paraná, mas que foi interpretado no imaginário local como um guarda-chuva invertido. Gerhard era especialista em projetos de cunho sanitário e desenhou outros reservatórios pelo estado que seguem o mesmo estilo. Os reservatórios de água da Sanepar em Paranavaí e Arapongas, igualmente de sua autoria, também fazem alusões à araucárias.
O projeto do reservatório só foi inaugurado no final da gestão do prefeito Luiz Moreira de Carvalho, em 1967.
O engenheiro Linzmeyer, neto de alemães, nasceu em Curitiba no dia 7 de setembro de 1928. Na capital, ficou conhecido pelo desenho de residências modernistas que ainda guardam com orgulho o seu legado.
Em 2022 o reservatório de Maringá foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Blog Circulando por Curitiba.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.