1989
Churrasco promovido pela Z. K. Indústria e Comércio de Carvão Ativado para o encerramento das atividades de 1986. A imagem é de dezembro daquele ano e mostra a proprietária da empresa, a dona Zofia Celarek Tabasz Krosnowski, em meio aos funcionários.
Em 1971, Zygmunt Krosnowski criou a primeira indústria brasileira para fabricação e comercialização de carvão ativado a partir do processamento de osso bovino. Dentre outros fins, o produto era utilizado no processo de refinação de açúcar e de purificação de água e até então tinha que ser importado de outros países. A fábrica foi a primeira a ser instalada no Parque Industrial I, em Maringá, no Paraná.
A empresa Z. K. Indústria e Comércio de Carvão Ativado Ltda., inscrita no CNPJ nº 79.361.002/0001-66, foi registrada em 26 de novembro de 1971. Sua instalação foi financiada pelo Banco de Desenvolvimento do Paraná S.A. – BADEP.
Zygmunt adquiriu um imóvel no centro de Maringá, situado na Rua Santos Dumont, nº 3018, onde passou a residir. Sua esposa e a filha, nesta época, residiam na Avenida Angélica, nº 736, em São Paulo.
Quer saber mais sobre esta história? Clique AQUI.
Fontes: contribuição de Lauro Soares e Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica / Grupo - Maringá, História e Algo mais.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.