Maringá

Revista ACIM - 47 anos de história

1979

O Boletim Informativo da ACIM surgiu em 1963, durante a gestão do então presidente Emílio Germani. O veículo tinha o objetivo de criar um canal de comunicação direto da entidade com os seus associados.

Em maio de 1976, durante a gestão de Álvaro Miranda Fernandes, a ACIM analisou um corte de gastos. Neste estudo, previa-se a exclusão do veículo de comunicação. Entretanto, o mesmo ao invés de ser extinto, foi remodelado e passou a ser impresso em gráfica, incluindo cores nas capas e fotos nas matérias apresentadas.

Em maio de 1979, no mandato de Sidney Meneguetti, o Boletim Informativo teve seu nome alterado para Comércio e Indústria, sendo reestruturado com uma nova proposta de apresentação, modernizando o conceito.

Revista Comércio e Indústria - Dezembro de 1979
Na gestão de Raymundo do Prado Vermelho, em junho de 1982, a Revista Indústria e Comercio alterou o papel da capa, destacando a qualidade do material.

A partir de junho de 1985, com Fernando Henriques sob a presidência da entidade, o impresso Comércio e Indústria passou a ser considerado a Revista mensal da então Associação Comercial e Indústria de Maringá.

Em 1986, com a ACIM sob o comando de Alcides Siqueira Gomes, a Revista passou a ser encartada com um caderno técnico destinado aos contadores. Em outubro do mesmo ano, sua tiragem foi aumentada de 1100 para 1500 exemplares mês.

Durante a gestão de Carlos Mamoru Ajita, em 1988, a Revista sofreu grandes problemas. Suas atividades quase foram encerradas por falta de recursos financeiros e direcionamento editorial. Para solucionar o problema e resolver outras questões estratégicas, a Revista Indústria e Comércio passou a ter um diretor específico: Luís Carlos Masson. Neste mesmo ano, o veículo teve seu nome alterado para Revista ACIM.

Em novembro de 1990, nasceu a coluna “Penso Assim”. Um ano depois, as charges do Lukas passaram a ser publicadas. Em 1994, nasceram as colunas “Capital de Giro” e “Leitura Empresarial”.

Em agosto de 1997, durante o mandato de Hélio Edys Delmuti Costa Curta, a Revista ACIM foi remodelada pela Odara Design, momento em que ganhou cores em todas as suas páginas.

O veículo de comunicação da ACIM foi suspenso por nove meses durante a gestão de Jefferson Nogaroli (por seis edições), de dezembro de 1998 até setembro de 1999. Retornou com a nova logomarca da entidade. Após o regresso, o conteúdo publicado passou a ser disponibilizado no portal da Associação.

Na gestão de Ariovaldo Costa Paulo, em 2002, matérias de saúde e comportamento passaram a fazer parte dos cadernos internos. Em junho de 2003, a produção da Revista passou a ser terceirizada por uma empresa especializada em Assessoria de Imprensa. Novamente sua tiragem foi elevada.

O mês de abril de 2005 foi o exato momento que o slogan “A Revista de Negócios do Paraná” passou a fazer parte das capas do impresso, quando a nova proposta foi elaborada pelo profissional paulistano Kaku Bissau. Período que surgiu a coluna “Estilo Empresarial”, redigida por Dayse Ress.

Em julho de 2010, a Revista ACIM chegará a edição 500, com uma tiragem especial e histórica.

Fonte: Centro de Documentação Luís Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.