1980
Registro do maestro e professor italiano Aniceto Matti lecionando música aos alunos do Instituto de Educação Estadual de Maringá, o IEEM, possivelmente, ao longo da década de 1980.
Aniceto Matti nasceu em 9 de janeiro de 1920 na província de Piacenza, na Itália. Aos nove anos ganhou seu primeiro piano.
Tendo dedicado sua vida aos estudos de música clássica e erudita, chegou a Maringá depois de uma temporada frustrada na Argentina, no início da década de 1950.
Fixou residência na nova cidade e passou a se apresentar e conduzir programas artísticos na Rádio Cultura de Maringá. Ao lado do poeta Ary de Lima, compôs os hinos à Maringá, aos Pioneiros e à UMES. Nas décadas de 1970 e 1980, Matti atuou como regente e professor de piano da Fundação Luzamor - entidade fundada em 1975 pelas irmãs Sumiko e Yaeko Myamoto.
Faleceu em 14 de dezembro de 2000, aos 80 anos. Hoje, Aniceto Matti empresta seu nome ao mais importante prêmio da Cultura maringaense, que distribui pouco mais de R$ 2 milhões a cada edição. Trata-se do Prêmio Aniceto Matti, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura. Além disso, também tem homenagens em uma escola municipal e uma praça.
Fontes: Museu Unicesumar / Acervo Maringá Histórica / Acervo IEEM.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.