Maringá

Cerealista Tamandaré: do primeiro ponto à área consolidada

1953

Gomercindo Antonio Tozzo nasceu no ano de 1917 em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Chegou a Maringá em 1949, vindo a adquirir dois terrenos entre a avenida Tamandaré e a avenida Herval. 

No final de 1952, concluiu a construção de sua residência e de algumas salas comerciais. Em maio do ano seguinte, sua família se mudou para a nova cidade, situada ao Noroeste do Paraná. 


Impressionado com o pujante desenvolvimento agrícola, em 1953 Tozzo constituiu a Cerealista Tamandaré que passou a funcionar na avenida de mesmo nome, conforme a primeira imagem - eis a origem do título da empresa. 

Perante sugestão do prefeito João Paulino Vieira Filho, em 1964 a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná loteou e comercializou terrenos ao lado do pátio de manobras ferroviárias da cidade, às margens da então rua Benjamin Constant (hoje avenida Prudente de Morais). Foi nesse contexto que diversas empresas transferiram as suas sedes para essa região.

Assim ocorreu em novembro daquele ano com a Cerealista Tamandaré, quando Gomercindo Antonio Tozzo adquiriu uma área com mais de 14 mil m². No espaço, transferiu a Cerealista Tamandaré e ampliou as suas atividades. 


No final de 2008, o empreendimento fechou as portas. Foram 56 anos de serviços prestados. O seu prédio, então, cedeu espaço para o Mercadão de Maringá. 

Fontes: Acervo Família Tozzo / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.