- Jardim Guaporé (23/04/1979).
Nota-se que há loteamentos implantados em chácaras, que são os de áreas menores, enquanto outros foram implantados em sítios de até 20 alqueires.
Durante a segunda gestão do prefeito João Paulino Vieira Filho (01/02/1977 a 13/05/1982) foi realizado um profundo estudo para definir o plano de expansão da cidade de Maringá. O trabalho foi coordenado pelo arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha, baseado em levantamento aerofotogramétrico realizado em 1977.
O trabalho foi concluído em 1979, quando então foi apresentado à comunidade o Plano de Diretrizes Viárias, que passou a coordenar e orientar o crescimento urbano, estabelecendo regras e normas para loteamentos e corrigindo distorções. Foi criado um novo perímetro urbano, englobando todos os loteamentos, legalizados ou não, e traçando a malha dentro dele, baseada nos padrões do plano original elaborado por Jorge de Macedo Vieira. Este trabalho foi realizado garantindo o direito de propriedade e a preservação dos mananciais e meio ambiente.
O plano previa a implantação de uma nova grande avenida na região sul da cidade, desde a Estrada Santa Bárbara (Antiga Estrada Tamoyo e atual Contorno Sul); cruzando as avenidas Vale Azul (antiga Estrada do Padre e atual Rua José Alves Nendo); Dr. Gastão Vidigal; Cerro Azul; e Carlos Correia Borges até a futura Avenida Pioneiro Antônio Ruiz Saldanha.
Google Earth – Vista de Maringá – A imagem mostra os loteamentos já implantados durante a década de 1970 e, em branco, o traçado projetado pelo arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha. Nota-se que o traçado passa através dos Jardim Higienópolis e Iguaçu, projetados em 1978, porém já seguindo o Plano de Diretrizes Viárias que seria publicado em 1979.
Na imagem acima se percebe que ainda havia muita área a ser urbanizada entre os córregos Borba Gato e Cleópatra, visto que até aquele momento só os bairros representados em cores na imagem haviam sido implantados.
A construção da avenida projetada teve início em meados do ano de 1979, conforme foi relatado na edição de 15/08/1979 de O Jornal de Maringá. O primeiro trecho a ser implantado partia da Avenida Cerro Azul até a Avenida Dr. Gastão Vidigal transpondo o vale do Córrego Moscados.
A nova avenida recebeu o nome de Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha através do Decreto do Executivo Municipal nº 157, de 10/06/1980, assinado pelo prefeito João Paulino Vieira Filho, em homenagem, ainda em vida, ao autor do Plano de Diretrizes Viárias.
Durante a década de 1980, o processo de urbanização da região ao sul das Zonas 4 e 5 teve continuidade com a implantação de novos loteamentos:
- Jardim Universo (23/02/1981);
- Zona 5 – Ampliação (06/02/1982);
- Jardim Verônica (18/11/1985);
- Conjunto Residencial Ângelo Planas (03/06/1983);
- Condomínio Residencial Karrapicho, o primeiro de Maringá (24/03/1987);
- Vila dos Ferroviários (03/04/1987).
Google Earth – Vista de Maringá – Loteamentos implantados durante a década de 1980: Jardim Universo (1), Zona 5 – Ampliação (2), Jardim Verônica (3), Conjunto Residencial Ângelo Planas (4), Condomínio Residencial Karrapicho (5) e Vila dos Ferroviários (6).
Uma característica dessa região foi a implantação de pequenos loteamentos, empreendidos em pequenas chácaras.
Em 28/10/1988, durante as gestões do governador Álvaro Dias e do prefeito Saíd Felício Ferreira, foi inaugurado o Contorno Sul de Maringá, que criou mais um importante acesso às Zonas 20, 22, 40 e 44.
Google Earth – Vista de Maringá – O Contorno Sul (em verde), foi oficialmente inaugurado em 28/10/1988. Um novo acesso às Zonas 20, 22, 40 e 44 foi criado com a construção de um pequeno trecho da Avenida Carlos Correia Borges, que foi estendida até o Contorno Sul. Em laranja, no lado direito da imagem, vê-se o trecho inicialmente projetado da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, entre a Avenida Dr. Gastão Vidigal e o Contorno Sul, que deixou de ser implantado devido às alterações no Plano de Diretrizes Viárias daquela região.
Ainda na década de 1980 foi implantado o trecho da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha entre a Avenida Cerro Azul e a Rua das Azaléias, transpondo o vale do Córrego Cleópatra, cruzando a Avenida Carlos Correia Borges e chegando à Rua das Azaléias. Imagens aéreas de 1989 comprovam que este trecho já estava aberto ao tráfego, embora somente parte da via estava asfaltada.
Este novo trecho da avenida contribuiu para a ocupação e o desenvolvimento das Zonas 20 e 44, por facilitar o acesso a essas regiões que até então eram servidas apenas pela Avenida Carlos Correia Borges.
A partir de 1990, novos empreendimentos foram implantados nas Zonas 20, 22, 40 e 44, contribuindo para a ocupação da gleba ao sul das Zonas 4 e 5:
- Condomínio Residencial Morada de Florença (19/10/1992)
- Jardim Bela Vista (29/11/1993)
- Condomínio Via Castelli (26/01/1994)
- Cidade Monções (07/07/1995)
- Jardim Parque do Horto (22/08/1995)
- Condomínio Residencial Village (04/09/1995)
- Condomínio Residencial Horto Florestal (20/12/1996)
- Jardim Veredas I (27/12/1996)
- Jardim Alzira (20/05/1997)
- Condomínio Residencial Aghata (18/06/1997)
- Jardim Veredas II (22/10/1997)
- Condomínio Horizontal Parresh (13/08/1998)
- Jardim Santa Rosa (09/08/1999)
- Jardim Itália (10/04/2002)
- Condomínio Residencial Vila Fontana (13/12/2002)
- Jardim São Clemente (04/04/2003)
- Jardim Atami (02/09/2003)
- Condomínio Horizontal Plaza Espanha (13/11/2003)
- Jardim Itália II (13/04/2004)
- Condomínio Vale do Sol (06/12/2004)
- Condomínio Residencial Azaléia Park (22/12/2004)
- Residencial Maanaim (06/02/2007)
- Jardim Gabriella (27/04/2007)
- Loteamento Portal de Maringá (obras de implantação em 29/07/2017)
- Condomínio Residencial Villa Paradiso (30/06/2009)
- Buona Vitta (obras de implantação em 09/2011)
- Jardim São Basílio (obras de implantação em março/2013)
- Jardim Azaléia (obras de implantação a partir de agosto/2014)
- Jardim Gambini (obras de implantação em abril/2021)
Em 11/09/2014 uma nova e ampla avenida foi liberada ao tráfego, inteiramente duplicada desde a intersecção das Avenidas Euclides da Cunha e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Bosque 2, até o Contorno Sul. Denominada de Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, paralela à Avenida Carlos Correia Borges, também contribuiu para a ocupação e desenvolvimento da região, facilitando o acesso aos bairros ali localizados.
Google Earth – Vista de Maringá – Grandes vias que cruzam a região em estudo: Av. Carlos Correia Borges (1); Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha (2); Rua das Azaléias (3); Contorno Sul (4); Av. Joaquim Duarte Moleirinho (5).
Ao norte, três avenidas delimitam a região em estudo: Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes (6), Av. Euclides da Cunha (7) e Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (8)
A partir de 14/06/2015 teve início a implantação do trecho da Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha entre a Rua das Azaléias e a Avenida Pioneiro Maurício Mariani, transpondo o vale do Córrego Borba Gato. As obras foram concluídas dezembro de 2016.
Google Earth – Vista de Maringá – Traçado original projetado para a Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha (3). A oeste da Rua das Azaléias (2) vê-se que o traçado da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha sofreu alteração, sendo implantado um novo traçado (4), passando pelo Córrego Borba Gato (6) até a Avenida Pioneiro Maurício Mariani (7). À direita, vê-se a Avenida Calos Correia Borges (1).
Atualmente, ainda falta ser implantado o último trecho da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, a partir da Avenida Pioneiro Maurício Mariani.
Fragmento do atual Plano de Diretrizes Viárias – o último trecho da Av. Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha será reto até o trevo entre as rodovias PR-317 e PR-323, na saída para Cianorte e Campo Mourão.
Assim que o último trecho for construído, a Avenida Arquiteto Nildo Ribeiro da Rocha terá cerca de sete (7) quilômetros de extensão, uma das maiores de Maringá.
Ainda há alguns vazios urbanos nas Zonas 20, 22, 40 e 44, mas aos poucos vão sendo ocupados por novos empreendimentos, graças à disponibilidade de grandes terrenos e de facilidade de acesso. Outro fator de desenvolvimento foi a duplicação e modernização da Avenida Carlos Correia Borges, inaugurada oficialmente em 07/09/2019. Considerada a via pública mais bonita e moderna de Maringá.
A região tornou-se um pólo médico-hospitalar a partir da construção do Hospital Paraná, que começou a atender à população em 26/11/1983. Depois clínicas médicas e outros hospitais foram sendo implantados na região como, por exemplo, o Hospital do Câncer, Hospital Guirello, Urotec – Hospital de Urologia e Hospital Dia Pam Saúde. Atualmente outros dois hospitais estão em construção: Hospital Almodin e o Hospital Unique Medical Center.
Outras importantes empresas estão instaladas na região, como a sede da Companhia Sulamericana de Distribuição (Supermercados Cidade Canção), a emissora local da Rede Bandeirantes de Televisão e o Colégio Bom Jesus Carlos Démia.
Apesar de ser uma região de edificações térreas em sua grande maioria, os primeiros arranha-céus já começam a surgir como é o caso do Edifício Viva Vida, cujas obras tiveram início no final de 2019.
Fontes: Texto e contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica.