Maringá

Plantas da Estação Rodoviária de Maringá

1962

A fim de atender a demanda crescente de passageiros, o segundo prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz, deu início ao final de sua gestão na construção de um prédio mais adequado para a estação rodoviária da cidade. As obras tiveram início, possivelmente, entre 1958 e 1959. 

Com arquitetura modernista, possuindo arcos e traçado bastante imponente para a época, a construção ficou sob responsabilidade do engenheiro Gelson Gubert, da empresa curitibana Gerson E. Gubert Engenharia Civil. 

Sua inauguração ocorreu em 14 de novembro de 1962, já durante a gestão do prefeito seguinte, João Paulino Vieira Filho. 

Várias foram as melhorias na estrutura ao longo dos anos. Entretanto, a mais transformadora se deu em 1983, durante o início da gestão do prefeito Said Felício Ferreira, quando uma grande cobertura metálica foi instalada no entorno da estação para melhor acomodar os seus usuários. Naquele momento, o prédio também recebeu o nome de Américo Dias Ferraz. 

A Estação Rodoviária de Maringá foi demolida em duas etapas, entre 2010 e 2011.

A seguir seguem diversas plantas detalhadas deste que foi um dos prédios mais emblemáticos para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Impressionante analisar os detalhes e as anotações, como as empresas e instituições que ocupavam cada um dos espaços do prédio. 


 Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Contribuições de Veroni Friedrich / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.