1962
Com texto de Marco Antonio Deprá.
A edição de 14 de dezembro de 1962 do periódico “O Jornal de Maringá” traz matéria informando que prefeitos da região de Maringá reuniram-se com o engenheiro Saul Raiz, diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem – DER. O objetivo era firmar Convênio entre Estado e Municípios visando melhorias do Eixo Maringá – Santo Inácio, estrada que à época cortava uma vasta região rica em algodão, café, amendoim e pecuária.
O Convênio previa a execução de serviços de melhoramentos, abertura, alargamento, revestimento e construção de obras de arte, visto que a estrada era importante ligação rodoviária entre Maringá e Presidente Prudente, no estado de São Paulo.
Quatro anos depois da reunião, a edição de 10 de maio de 1966 do periódico “O Jornal de Maringá” traz em primeira página a programação dos festejos do aniversário de 19 anos de Maringá com a presença do então governador do Paraná, Paulo Pimentel.
A extensa programação daquela terça-feira previa para à tarde a inauguração do Viaduto do Café (na avenida São Paulo), além da inauguração da Estrada Santo Inácio e da ponte sobre o Rio Pirapó. Acredito que o obelisco de concreto que aparece na imagem é o monumento de inauguração da Estrada Maringá – Santo Inácio.
Com o passar do tempo, novas rodovias foram construídas e outras foram pavimentadas criando outras possibilidades mais rápidas de acesso de Maringá ao estado de São Paulo. A primeira obra que contribuiu para isso foi a Rodovia do Café, cujo trecho já pavimentado entre Maringá e Paranavaí foi inaugurado um ano depois, em 23 de julho de 1967.
A partir de março de 1976 tiveram início as obras de asfaltamento do trecho Nova Esperança – Santo Inácio. Na verdade uma nova estrada foi construída, pois a grande parte do antigo traçado não foi utilizada. Em junho de 1977 o trecho entre Nova Esperança e o Rio Pirapó já estava concluído. Tais obras tornaram a viagem mais rápida ainda.
Porém, dois anos depois, uma nova estrada seria inaugurada para facilitar ainda mais a viagem entre Maringá e Presidente Prudente. Trata-se da PR-317, cujo trecho Maringá – Iguaraçu foi inaugurado em julho de 1979.
Atualmente, o trecho Maringá – Rio Paranapanema tem 97,4 Km e encontra-se totalmente asfaltado. Sem dúvidas, hoje é muito mais cômodo e rápido chegar ao estado de São Paulo.
Fontes: Acervo e contribuições de Marco Antonio Deprá / Acervo Maringá Histórica.
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