1964
Dado os seus atributos e realizações, João Paulino Vieira foi o primeiro prefeito a consolidar um sucessor para o Executivo Municipal.
As eleições realizadas em 6 de dezembro de 1964 foi polarizada entre dois candidatos, o médico Luiz Moreira de Carvalho (PDC/PSD/PTB/PR/PSP/PRP) e o advogado Adriano José Valente (UDN).
O apoio de João Paulino foi direcionado a Luiz Moreira, que, segundo ele próprio, não esperava ser o candidato majoritário daquela chapa. Havia expectativas que o empresário Victor Ivo Assmann concorresse ao cargo. Mas o grupo determinou que essa posição fosse ocupada pelo médico. Assmann acabou saindo como seu vice.
Durante aquele páreo, Túlio Vargas levantou bandeira em apoio a Luiz Moreira de Carvalho, desferindo ácidos comentários contra o seu adversário, o eloquente e articulado Haroldo Leon Peres, que apoiou Adriano Valente. Inflamando ainda mais o debate, em outro comício, Peres disse que não conversaria com lambaris, queria mesmo era dialogar com tubarões, em referência ao grande apoiador de Luiz Moreira de Carvalho, o então prefeito João Paulino.
Com isso, a equipe de JP resolveu emplacar a estratégia de que os lambaris venceriam os tubarões, o que de fato aconteceu.
A imagem mostra Luiz Moreira de Carvalho e o seu apoiador, João Paulino, possivelmente, em 1964.
Fonte: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.