1985
Em setembro de 1985, o presidente da Rede Ferroviária Federal S.A., RFFSA, Osiris Stenghel Guimarães, descartou a possibilidade de transferir o pátio de manobras ferroviárias do centro de Maringá (foto), afirmação que inviabilizaria a ideia de um novo projeto que começava a ser colocado em prática pela então administração do prefeito Said Felício Ferreira.
Naquele mesmo ano foi criada a Urbanização de Maringá S.A., a Urbamar, que tratou de conduzir o assunto com o Governo Federal e também com a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, por conta da área que havia sido doada anos antes para a instalação da Estação Ferroviária no local.
Em 1987 o escritório de Oscar Niemeyer apresentou o projeto Ágora, que previu a reocupação daquele espaço com superquadras com equipamentos públicos e comunitários. A proposta de requalificação urbana não prosperou e o projeto foi sendo alterado pelas administrações seguintes, resultando no que conhecemos hoje como Novo Centro.
Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 27 de setembro de 1985 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.