Maringá

Residência de Napoleão Moreira da Silva - Início dos anos 1950

1950






Registros da residência da família de Napoleão Moreira da Silva, localizada na Avenida Tiradentes, no início da década de 1950. Quem seriam as duas pessoas que aparecem nas imagens? Se souber, deixe uma mensagem. 

O trecho da avenida Tiradentes, situado entre as avenidas Herval e a atual São Paulo, era considerado um dos mais valorizados. Isso se dava pelo fato de a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) divulgar essa região como o cartão postal de Maringá, devido ao número expressivo de residências com arquitetura moderna que haviam sido construídas por ali. Embora mantivesse um comércio no "Maringá Velho", Napoleão optou por transferir a sua residência para o centro da cidade. 

Outros empresários que haviam criado suas empresas no núcleo pioneiro, optaram por manter suas residências naquela região, como foi o caso de Ângelo Planas, Antônio Carniel, José Jorge Abrãao, entre tantos outros. 

Napoleão Moreira da Silva, conhecido como "baiano de olhos verdes", chegou a Maringá na década de 1940 e instituiu a Casa Moreira (existem relatos que citam como Casa Napoleão) no "Maringá Velho". Pelo PSD, foi vereador pelo distrito de Maringá, eleito pelo município de Mandaguari, em 1947.

Em 1952, já com Maringá emancipada, Napoleão foi eleito o vereador mais votado do recém-criado município, com 304 votos. Ficou no cargo até o fim de seu mandato, em 1956.

No dia 10 de abril de 1957, Napoleão retornava do Rio de Janeiro, onde havia estado com deputados federais paranaenses da UND. Ao sobrevoarem o litoral paulista, o Douglas DC-3 atravessou uma tempestade. Com isso, o avião colidiu com o Morro do Papagaio, na Ilha Anchieta, em Ubatuba. Quem reconheceu o corpo de Napoleão carbonizado foi o dentista, genro da vítima, Laércio Nickel Ferreira Lopes.

Segundo Rodrigo Khouri, as mulheres da foto são Nilza Moreira Khouri e Lúcia Moreira Ferreira Lopes (in memoriam).

Fonte: Museu CESUMAR / Acervo Maringá Histórica / Livro - Napoleão Moreira da Silva - Um monumento da história.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.