1960
Raro registro de Antonio Augusto de Assis, ao volante, junto de Aristeu Brandespim no jipe da Norte do Paraná em Revista (NP), por algum ponto do estado entre 1965 e 1966. Detalhe para o adesivo de Paulo Pimentel no para-brisa.
Na crônica publicada por A. A. de Assis no Jornal do Povo em março de 2020, o pioneiro revela os desafios daquela época em que foram visionários:
"(...) assumi com Aristeu Brandespim o desafio de produzir a primeira revista da cidade, 'Maringá Ilustrada', cuja edição inaugural chegou às bancas em agosto de 1957. Hoje, quem tem um exemplar dessa edição sabe que tem um tesouro.
A publicação trazia a lista dos primeiros pioneiros; uma reportagem sobre a festa dos 10 anos de Maringá, inclusive mostrando o acidente em que dois aviões da Esquadrilha da Fumaça caíram em cima da caixa d’água da antiga estação ferroviária; textos sobre os primeiros políticos locais, fotos de homens e mulheres de destaque na sociedade, e uma preciosidade: a cobertura da chegada do primeiro bispo da diocese, Dom Jaime Luiz Coelho.
Na primeira edição os redatores éramos Ary de Lima e eu. A partir da segunda, que trouxe na capa a maquete da nova Catedral em desenho de Edgar Osterroht, fiquei como redator-chefe. Mas Brandespim era um homem arrojado e achou que o nome 'Maringá Ilustrada' restringia o âmbito da publicação. Mudou então para 'NP' – 'Norte do Paraná em Revista', e no ano seguinte outra vez mudou, passando ao nome definitivo: 'NP' – 'Novo Paraná'.
Fonte: Acervo e contribuição de Antonio Augusto de Assis / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.