Interessante registro aéreo da região Norte de Maringá em 1989.
Ocupando a maior parte da imagem está a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Na base aparece a peculiar arquitetura do Conjunto Habitacional Maurício Schulman. Composto por 15 edifícios identificados pelas letras de A a O, é popularmente conhecido pelos estudantes da UEM como “Blocos de Letras”. Cada bloco tem 4 pavimentos e 32 apartamentos com 80 m² cada. Ao todo, são 480 unidades habitacionais.
Construído na área que fazia parte dos 85,29 alqueires originalmente destinados para implantar a UEM, o complexo habitacional fica localizado na rua Mário Clapier Urbinati, entre a rua “Sem Denominação 02” e a rua Alencar de Oliveira Paiva, marginal ao Córrego Mandacaru. Foi inaugurado em 15 de fevereiro de 1976 e seu nome homenageia o engenheiro curitibano e então presidente do Banco Nacional da Habitação (BNH).
Outro condomínio que é identificado nesta imagem é Conjunto Habitacional Cristovão Colombo. Inaugurado em 9 de maio de 1977, possuí 15 blocos com 4 pavimentos e 16 apartamentos cada um, totalizando 240 unidades. É popularmente conhecido como “Bloco de Números”, pois são assim identificados. Está localizado na rua Mário Clapier Urbinati, entre as ruas Paranaguá e Jangada.
Esses conjuntos habitacionais foram empreendimentos da Cooperativa Habitacional de Maringá (COHAMAR), presidida à época por Maurílio Correia Pinho e foram financiados com recursos do Banco Nacional da Habitação (BNH). Correia Pinho foi vereador de Maringá entre 1977 e 1983, tendo presidido a Câmara entre 1981 e 1983.
Fonte: Acervo Maringá Histórica / Contribuição de Marco Antonio Deprá.