1972
Foguete da ala do Grupo Escolar Castro Alves, durante o desfile em comemoração aos 25 anos de Maringá, em maio de 1972
Com informações garimpadas pelo amigo Marco Antonio Deprá, conseguimos mapear o histórico de funcionamento do antigo Grupo Escolar Castro Alves, criado em 1955 no Maringá Velho, na mesma quadra da Escola Visconde de Nacar.
A entrada da Escola Visconde de Nacar ficava na atual rua Santa Joaquina de Vedruna, enquanto que a do Grupo Escolar Castro Alves estava voltada para a atual rua Octávio Scramin (em frente do portão do Colégio Santa Cruz).
No início da década de 1970 houve grande movimentação para que o Estado implantasse um estabelecimento de ensino de grau médio no Maringá Velho. Em dezembro de 1975, o então secretário de Estado da Educação, Borsari Neto, prometeu viabilizar fundos para que fossem construídos novos prédios para abrigar as escolas Visconde de Nacar e Castro Alves.
A curiosidade é que ambos os grupos escolares funcionaram simultaneamente para atender o mesmo local, tendo o mesmo nível de séries de formação (ensino básico, 1.ª a 8.ª séries).
Por solicitação da administração da escola, o Governo do Estado do Paraná, por meio do decreto n° 1996/76, retificou o art. 2° do decreto 1469/75, passando a vigorar o seguinte texto: “O Grupo Escolar Visconde de Nácar, Grupo Escolar Visconde de Nácar Noturno e o Grupo Escolar Castro Alves passaram a constituir um único estabelecimento, sob a denominação de Escola Estadual Dr. José Gerardo Braga - Ensino Regular e Supletivo”.
O Colégio José Gerardo Braga recebeu este nome depois da morte do homenageado, ocorrida em 14/01/1976. A placa de inauguração do atual prédio em alvenaria do Colégio Estadual Gerardo Braga indica que foi inaugurado em 10/05/1977.
A partir de 1998 o estabelecimento passou a denominar-se “Escola Estadual Dr. José Gerardo Braga - Ensino Fundamental”. Somente em 2004, a instituição passaria a ofertar o ensino médio. Sua denominação foi então alterada para Colégio Estadual Dr. José Gerardo Braga Ensino Fundamental e Médio.
Além do Grupo Escolar Estadual Castro Alves, houve também um estabelecimento municipal de ensino denominado Escola Municipal Rural Castro Alves, fundado em 1947 e que ficava na Estrada Pinguim. Em 09/05/1980, teve seu nome mudado para João Gentilin, quando da inauguração do novo prédio, em alvenaria. Essa escola foi desativada em 2005 e seu prédio já estava demolido em 2014, para dar lugar a uma avenida da Cidade Industrial.
Fonte: Contribuição de Marco Antonio Deprá / Acervo Adriano José Valente / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.