Pouca gente sabe, mas os dois primeiros prédios do Aeroporto de Maringá (terminal de passageiros) foram construídos pela colonizadora da região, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). A
primeira estrutura data do final da década de 1940;
a segunda, já com projeto arquitetônico de José Augusto Bellucci, do início dos anos 1950.
Foi justamente com essa segunda estrutura, com os anexos e pistas de pouso/decolagem, que a CMNP havia planejado doar a benfeitoria à administração da Aeronáutica. O evento selecionado foi o de comemoração dos dez anos de Maringá, em 1957. Até por isso que o prefeito da época, Américo Dias Ferraz, conseguiu trazer para as festividades dez aeronaves da recém-fundada esquadrilha da fumaça.
Hermann Moraes Barros, diretor gerente da CMNP, durante o jantar com representantes do Ministério da Aeronáutica, em 10 de maio de 1957, na sede social do Aero Clube de Maringá. Mesmo com o acidente, a CMNP não cancelou a solenidade.
Infelizmente, o evento de entrega do terminal de passageiros, previsto para a noite do dia 10 de maio daquele ano, na sede social do Aero Clube de Maringá, perdeu o brilho devido ao acidente ocorrido com um dos aviões presentes para a solenidade. Confira mais sobre o caso AQUI.
Fonte: Museu Bacia do Paraná (UEM) / Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.