Londrina

Concha Acústica - Praça 1º de Maio

1957


A Concha Acústica de Londrina é um dos símbolos da cidade e tradicional palco para apresentações e eventos culturais, ações sociais e encontros da comunidade. Situada na Praça 1° de Maio, bem no cruzamento das ruas Piauí e Senador Souza Naves, área central, a Concha é também um retrato da arquitetura moderna dos anos 1950. Construída durante a gestão do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, em local que chegou a abrigar a terceira rodoviária de Londrina. Foi inspirada em um coreto público de estrutura similar existente no Espírito do Santo. O projeto foi elaborado por Henrique Mindlim, e executado por José Augusto Queiroz, com inauguração em 1° de maio de 1957.

A Praça 1º de Maio agrega diversos espaços, públicos e privados, que ajudam a entender a dinâmica da cidade e sua história. No seu entorno foi construído o Centro Comercial, projeto da construtora Veronesi, que dá novo significado urbano para a região, com três torres com apartamentos residenciais, junto com galerias e lojas. O mesmo seria completado com a construção do Cine Vila Rica, também em formato de galeria, interligando a Praça 1o de Maio, a Rua Rio de Janeiro e o Bosque Marechal Cândido Rondon. Considerando a proximidade com os correios, biblioteca pública, livrarias, lojas, dentre outros equipamentos, garantiria autonomia para os moradores.

Desta maneira, a Concha Acústica caracteriza-se como um equipamento urbano único e indissociável. Grandes festivais da cidade, de música, dança e teatro, fizeram ali muitas performances memoráveis ao longo das décadas. A Concha  integra ainda as imediações da Casa da Criança, primeiro bem tombado pelo Patrimônio Municipal. Por estar nesse entorno, ela tem uma proteção. Suas características não podem ser alteradas ou modificadas, pois ela compõe um espaço muito importante. 

Se em um primeiro momento foi tido como um monumento frente às casas e aos sobrados de pequeno porte que a rodeavam, perde a imponência frente ao processo de verticalização pelo qual passou a cidade. Porém, mantém sua característica simbólica e representativa do chamado centro histórico londrinense.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina /  Acervo Universidade Estadual de Londrina / Acervo Londrina Histórica


Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.