Londrina

Lago Igapó

1959


A Barragem do Lago Igapó I tornou-se um dos principais cartões postais da cidade. A obra foi projetada em 1957. As sondagens e cálculos para a construção da barragem para o represamento do ribeirão começaram em abril daquele ano. A sua inauguração aconteceu em 10 de dezembro de 1959, no Jubileu de Prata de Londrina, durante a gestão do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho. A obra foi uma solução para o problema de drenagem do Ribeirão Cambé, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente, pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a ideia de formar um lago, defendida também pelo prefeito. 

Porém, a Câmara Municipal de Londrina aprovou somente 50% do valor estimado para a realização da obra. Foi necessária uma forte mobilização para obtenção dos recursos necessários para a construção do lago artificial. A movimentação motivou um grupo de empresários a criar o Iate Clube de Londrina, que foi fundado em 18 de agosto de 1958. Doações também foram feitas por proprietários de lotes do entorno, de olho na valorização que seus imóveis teriam. Conta-se que houve doações espontâneas de terrenos; e casos de quem, não concordando, recorreu à Justiça.

O represamento do Ribeirão Cambé foi planejado e executado pelos engenheiros da prefeitura Amilcar Neves Ribas, então secretário municipal de Obras, e José Augusto de Queiróz, que concebeu o projeto estrutural da barragem. As obras propriamente ditas começaram no início de 1958. As comportas da barragem ficaram fechadas por quatro meses, entre março e julho de 1959. 

Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão do prefeito Dalton Paranaguá. A ideia era transformar a área próxima à barragem, hoje denominada Igapó I, em território de lazer à população, através de um projeto de revitalização elaborado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Entre outros itens, o projeto de Burle Marx incluia um jardim com 187 espécies de plantas nativas. 

Do todo, foram construídos, também por outras gestões, o Zerão (Área de Lazer Luigi Borghesi), as avenidas localizadas às margens do Lago Igapó I e a nova barragem sobre a ponte da avenida Higienópolis. O Igapó tornou-se espaço de lazer, que além da represa, possui ciclovia, pista para caminhada e, propicia a prática de esportes náuticos, e condicionamento físico.

Igapó é uma palavra que vem da língua Tupi e quer dizer "transvazamento de rios”. O Igapó possui mais de 4.500 m de extensão e é formado por um conjunto de lagos.  A partir da nascente do Ribeirão Cambé, que se encontra no bairro Parque Ney Braga, é formado o Parque Linear do Cambé, compreendendo o conjunto de quatro lagos e um aterro.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.