1950
Londrina é reconhecida como uma das cidades mais verdes do interior do Brasil. E entre os espaços de lazer ao ar livre mais frequentados e democráticos da cidade está a Área de Lazer Luigi Borghesi. O local ficou conhecido como “Zerão”, por causa de seu formato. Localizado em um fundo de vale, é entrecortado pelo Córrego do Leme e foi planejado para a prática de esportes, exercícios físicos, contemplação da natureza e atividades culturais.
Na década de 1970, foi projetado pelo arquiteto Luiz Cezar da Silva e pelo prefeito Dalton Paranaguá a criação de um anfiteatro ao ar livre. O Anfiteatro do Zerão foi inaugurado somente em 23 de dezembro de 1988 e recebeu o nome de Reverendo Jonas Dias Martins (Concha Acústica do Zerão). Comporta um público de cerca de 6 mil pessoas e dispõe de estacionamento. É curioso que no local do anfiteatro existia uma piscina natural com cerca de 8 metros de diâmetro, usada pela população para refrescar-se nos dias quentes.
Com o passar dos anos, o espaço foi recebendo novos equipamentos. Além do Anfiteatro, que atualmente passa por obras de revitalização, o Zerão conta com duas pistas de caminhada com pouco mais de 1 km, sendo uma asfaltada e a outra com pedriscos, dois campos de futebol, duas quadras poliesportivas, parquinho infantil, aparelhos de ginástica, bancos e banheiros. O espaço é apropriado para quem busca exercitar-se, praticar esportes ou até mesmo para apreciar shows ao ar livre e passar o tempo.
O Zerão está localizado na rua Gomes Carneiro, em frente ao Ginásio de Esportes Moringão.
Fontes: Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.