1972
Londrina era a “Capital Mundial do Café” e a comunidade esportiva reivindicava um ginásio poliesportivo à altura do status da cidade. O prefeito Dalton Fonseca Paranaguá assumiu o compromisso e tornou realidade o sonho dos desportistas locais. Viabilizou os recursos e contou com o projeto feito pelo arquiteto Léo de Judá Barbosa, então secretário de Urbanização de sua gestão.
O Ginásio de Esportes Professor Darci Côrtes foi inaugurado em 1 de outubro de 1972. Foi construído pela prefeitura com recursos municipais em um terreno de propriedade do Estado do Paraná. Logo passou a ser conhecido como Moringão, em homenagem ao prefeito Dalton Fonseca Paranaguá que durante sua campanha eleitoral era chamado de “moringa fresca”, pois não se importava com as críticas dos opositores.
O ginásio ganhou ampla reforma entre 1994 e 1995. Passou a ter capacidade para receber aproximadamente 6 mil pessoas, contendo cadeiras em toda a sua arquibancada, com espaços reservados para deficientes físicos e obesos. O espaço possui, ainda, 10 banheiros masculinos; 10 banheiros femininos; dois banheiros para pessoas com deficiência; 15 cabines para imprensa; um camarote; quatro vestiários; dois placares eletrônicos e 12 climatizadores.
O Moringão é a mais importante praça esportiva coberta da cidade, abrigando em sua história competições locais, regionais e nacionais, como jogos de ligas nacionais de handebol, basquetebol, voleibol e futsal; campeonatos brasileiros de karatê e de taekwondo; jogos escolares; Jogos da juventude; entre outras modalidades. Para além do esporte, o ginásio também é um espaço de referência para a cultura e a religião; e acolhe formaturas.
Entre os artistas que já se apresentaram no palco do Moringão estão Raul Seixas, Roberto Carlos, Lobão, Titãs, RPM, Mamonas Assassinas, Fofão e o Balão Mágico. No terreno da Cultura, vale citar os carnavais populares que aconteceram no Moringão, sempre com a presença de milhares de foliões.
O Moringão é gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e está localizado na rua Gomes Carneiro, nº 315.
Fontes: Prefeitura de Londrina / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.