1957
Em sua carreira, o “Rei” Pelé enfrentou o Londrina Esporte Clube em duas ocasiões. Foram dois jogos amistosos e aconteceram no Estádio Vitorino Gonçalves Dias.
A primeira partida foi em 19 de maio de 1957. O estádio estava completamente lotado. O Santos era um time poderoso, enquanto o Londrina dava seus primeiros passos, pois havia sido fundado um ano antes. Soou o apito do juiz, o Santos deu a saída de bola para o início do jogo. O Londrina correu atrás, mas não teve chances. No final, um placar elástico: 7 a 1 para os visitantes.
Conta-se que por causa daquele jogo o então presidente do Londrina, Carlos Antônio Franchello, ficou interessado pelo garoto do time praiano, Edson Arantes do Nascimento, que entrou no segundo tempo e fez dois gols. Pelé tinha 16 anos e era o reserva do time. Ele não havia conquistado o primeiro título da Copa do Mundo de 1958, jogada na Suécia, mas já tinha certo reconhecimento por seu potencial.
A conversa sobre o interesse do Londrina por Pelé só veio a público tempos depois. O negócio não aconteceu. Mas a história deixou muita gente imaginando como teria sido a carreira do Pelé e a vida do Londrina, se ele tivesse trocado o “Peixe” pelo “Tubarão”. Naquela época, a cidade vivia o auge da cultura do café. Provavelmente, dinheiro não seria problema para contratar o atleta, ainda no começo de carreira. Mas o fato é que o Santos não quis vendê-lo.
Quatro anos depois, Pelé voltou a Londrina. O segundo jogo entre o Londrina e o Santos aconteceu em 20 de setembro de 1961. O Santos ganhou mais uma vez, de 2 a 1. Mas nesse confronto não houve gol do Pelé. Ele já era campeão do mundo e um grande astro. Mais uma vez o Estádio Vitorino Gonçalves Dias ficou lotado. A presença do Pelé em Londrina era um acontecimento para a cidade e região.
Fontes: site do Londrina Esporte Clube / Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.