Londrina

Cine Vila Rica

1968


O Cine Vila Rica foi inaugurado em janeiro de 1968 pela família Veronese. A requintada decoração era de “encher os olhos”, desde a icônica escadaria com corrimões de madeira, tapeçaria vermelha que recobria os degraus que davam acesso à sala de espera para o auditório com capacidade para 1.100 espectadores, decorado com luminárias em formato de folhas douradas. 

O Cine Vila Rica passou a integrar a rotina dos amantes da sétima arte em Londrina e rapidamente tornou-se ponto de encontro na área central. As super produções exibidas no “Vila” atraíam espectadores de todas as idades. As longas filas que, muitas vezes contornavam o quarteirão, eram comuns. Assistir aos filmes sentados nos corredores também fazia parte da diversão.

A localização privilegiada, os enormes painéis pintados à mão, colocados em molduras luminosas instaladas nas marquises, eram um convite aos pedestres para entrarem na galeria e assistirem aos filmes exibidos.

A necessidade comercial de oferecer uma programação mais diversificada aos seus frequentadores levou o Cine Vila Rica a passar por uma intensa reforma em 1983. A sala de exibição, originalmente com 1.100 lugares, foi dividida. O auditório maior passou a contar com 540 lugares e manteve o nome e decoração originais, Cine Vila Rica. Já o auditório menor, com 310 lugares, foi batizado de Cine Londrina. A reinauguração dos cinemas ocorreu em julho de 1983, com a estreia do filme “O Cangaceiro Trapalhão”.

Titanic foi o último grande sucesso exibido nos cines Vila Rica e Londrina, marcando uma das últimas vezes em que o público se aglomerou para assistir a um filme nos corredores dos cinemas com as filas dobrando as esquinas.

No início dos anos 2000, os cines Vila Rica e Londrina raramente exibiam grandes lançamentos. Sua programação passou a apresentar filmes que já haviam sido exibidos por semanas nas salas instaladas no Shopping Catuaí. Em 31 de janeiro de 2001, carregados de nostalgia, mas esquecidos pelo grande público, os empreendimentos encerram suas atividades.

O prédio dos antigos cinemas ficou fechado por um período, até que em 2002, foi instalado um cursinho pré-vestibular, que funcionou até 2005. Desde a desativação do cursinho, o prédio permaneceu fechado, recebendo, esporadicamente, poucos eventos.

O imóvel trocou de mãos. E, em meados de 2017, foi iniciado o projeto que resultou na revitalização completa do espaço, sem abandonar o tradicional Cine Vila Rica.

Surgiu então o “Espaço Villa Rica”.  Na configuração atual, o auditório principal se mantém, agora também com estrutura para teatro. Chamado de “Sala Villa Rica”, oferece disposição para a exibição de filmes, palestras, cursos, formaturas, espetáculos teatrais, nos formatos presencial, remoto ou híbrido.

O Cine Londrina foi totalmente remodelado, agora com três andares. Instalada no primeiro pavimento a “Sala Londrina”, espaço multiuso. No segundo e terceiro pavimentos o “Villa Rica Coworking”. O espaço ocupado pela antiga bomboniere foi transformado no café-bistrô-bomboniere “Terra Vermelha Café”. 

Fontes: Espaço Villa Rica / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.