1948
Depois de fundar a Companhia Cacique de Café Solúvel, em 1970, Horácio Coimbra criou um novo empreendimento na área financeira, a Cacique Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários, seguindo-se a Cacique Financeira. À frente, investiu na criação de uma fábrica de embalagens, a Cacique Embalagens. Os negócios cresceram e a diversificação também, resultando na criação de várias empresas, como a Cacique Alimentos, Cia. Cacique de Armazéns Gerais, Cacique Agrícola e Cacique Importadora e Exportadora.
A expansão dos negócios levou à instalação de duas empresas no exterior: a Brazil-Coffee Corporation, em Nova York, e a Cacique Instant Coffee, em Londres. Posteriormente, em 1989, o grupo Cacique decidiu voltar ao mercado financeiro, transformando a Cacique Financeira em Banco Cacique.
Sua trajetória foi reconhecida, rendendo-lhe muitas premiações ainda em vida. Entre elas, em 1971, recebeu o Globo de Ouro Exportação, das mãos do presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. No ano seguinte, foi homenageado com o título “Homem do Ano”, em Nova York, conferido pela Câmara de Comércio Brasil-EUA; em 1974, Coimbra foi reconhecido com o Título de Cidadão Honorário do Paraná, outorgado pela Assembléia Legislativa e pelo governador do Estado; em 1978, recebeu a Medalha de Ouro da Feira de Leipzig, à época República Democrática Alemã.
Vítima de uma parada cardíaca, Horácio Sabino Coimbra faleceu em novembro de 1993, na cidade de Paris, França. Seu carisma, a habilidade natural de liderança, o espírito desprovido de preconceitos políticos ou ideológicos, o sujeito que sabia cuidar das amizades, foi assim que o empresário deixou um legado marcante de iniciativas inovadoras e de uma notável visão estratégica. Seus feitos foram tão impactantes que ficaram gravados de forma indelével na história empresarial.
Uma série de homenagens foram feitas em memória de Coimbra. A Prefeitura de Londrina, com aprovação da Câmara Municipal, inaugurou em 7 de novembro de 1997 um monumento memorial, instalado no Parque Industrial Horácio Sabino Coimbra. A arte retrata a rota do café, desde o plantio, passando pela industrialização até o embarque nos navios. Instalado junto ao à fábrica da Cacique, o memorial transformou-se em um ponto de interesse turístico.
Em 2 de abril de 2001, a Sociedade Rural do Paraná instalou o Pavilhão de Leilões e Eventos Horácio Sabino Coimbra, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Em Curitiba, por iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em 4 de junho do mesmo ano, foi inaugurado o Centro de Exposições Horácio Sabino Coimbra. O equipamento passou a fazer parte do Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep).
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Cia Cacique de Café Solúvel / Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.