2010
Durante as comemorações dos 50 anos da ExpoLondrina - Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, foi aberto ao público em abril de 2010 o museu da Sociedade Rural do Paraná. O acervo representa a história da instituição e sua relação com o desenvolvimento econômico de Londrina e região, por meio do apoio ao produtor rural e a realização de suas feiras.
Bem estruturado e aconchegante, o espaço de memória possui um circuito permanente formado por objetos, imagens e textos que contam a história da entidade em cinco temáticas diferentes (registro institucional da Sociedade Rural do Paraná; agricultura; pecuária; modernidade, com foco na genética animal e vegetal; além de exposições). Dentro do prédio encontra-se uma sala destinada especificamente à ExpoLondrina.
A preservação e difusão da história da Sociedade Rural do Paraná estão organizadas em uma área de 194,92 m² de construção, no Pavilhão Annibal Bianchini da Rocha, que inclui a sala Nelson Maculan, cuja edificação foi originalmente construída em 1965, no Parque Governador Ney Braga. Até 1989, o prédio foi de uso do Laboratório de Análise de Solo conveniado à secretaria da Agricultura do Estado e, desde a década de 1990, o pavilhão comportou outras atividades como a assessoria de imprensa durante as exposições agropecuárias e o trabalho da equipe técnica do projeto do museu desde 2007.
Os painéis e os espaços de interação do ambiente podem ser visitados durante o ano, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A entrada é franca.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Sociedade Rural do Paraná / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.