1937
Antes mesmo que a cidade tivesse calçadas pavimentadas ou o som dos veículos preenchesse suas ruas, Londrina já abrigava o espírito empreendedor. Foi neste contexto, em meados dos anos 1930, que o livreiro João Alfredo de Menezes e o farmacêutico Pedro Santiago Chocair imaginaram uma instituição que unisse e fortalecesse os comerciantes da cidade. Levaram a ideia ao comerciante David Dequêch, que se tornaria o líder do movimento.
As primeiras reuniões do grupo precursor da Associação Comercial de Londrina (ACL) ocorriam no antigo Líder Clube, localizado na esquina das ruas Mato Grosso e Benjamin Constant. Em 4 de junho de 1937, com a presença de aproximadamente cem comerciantes, foi realizada a integralização do capital social. Na noite seguinte, em 5 de junho, fundava-se oficialmente a ACL, com David Dequêch eleito presidente em assembleia realizada no dia 10.
A primeira sede, modesta, funcionava em uma casa de madeira na rua Mato Grosso. Sem registros fotográficos conhecidos, esse espaço inicial era simbólico de uma fase de entusiasmo e construção coletiva. Mas o crescimento da entidade, que já contabilizava 140 associados em 1938, exigia mais. A necessidade de uma sede condizente com a força do comércio londrinense levou à construção de um edifício próprio.
Em 31 de janeiro de 1942, foi inaugurado o prédio da ACL (foto), na rua Minas Gerais, entre as ruas Maranhão e Santa Catarina. A obra foi conduzida pelo construtor Mário Romagnoli, e o terreno foi doado pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). A arquitetura do edifício, de linhas simétricas, ganhou um charme especial com a estátua de Mercúrio – o deus romano do comércio – no alto da fachada, acompanhada de um relógio central.
Fontes: Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) / Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.