1946
A Sociedade Rural do Paraná é reconhecida como uma das mais importantes entidades de classe do país. Sua história se funde com a história de Londrina. O município tinha pouco mais de uma década, sua população era estimada entre 60 e 70 mil habitantes, sendo aproximadamente 25 mil residentes na cidade e calculava-se haver no município em torno de 1.300 estabelecimentos agrícolas.
Foi quando Hugo Cabral liderou um grupo de pioneiros e criou a Associação Rural de Londrina, em junho de 1946. Foi ele o primeiro presidente eleito - em 1947, enquanto presidente da entidade, seria eleito para prefeito de Londrina. A Associação Rural nasceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento regional e representar o agropecuarista em suas reivindicações, buscando a melhoria do segmento. Uma curiosidade é que inicialmente a entidade era subordinada à Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo.
Por determinação de Assembleia Geral, realizada no dia 18 de agosto de 1965, passou a ser denominada Sociedade Rural do Norte do Paraná e em 12 de dezembro de 1970, Sociedade Rural do Paraná. Aproximando-se dos seus 80 anos, a entidade segue forte e organizada, mostrando o quanto o agronegócio é relevante na história de Londrina e região, do seu princípio aos dias atuais.
Ao longo de sua trajetória, a Rural participou efetivamente de inúmeras e relevantes conquistas para o desenvolvimento da agricultura, da pecuária da região e do país. Exemplos são a sua atuação em temas como a sanidade, o registro genealógico dos animais e o melhoramento genético da pecuária nacional. A Rural, por meio de um de seus sócios fundadores, o pioneiro Celso Garcia Cid, contribuiu na realização das primeiras importações de animais das raças zebuínas da Índia, a partir de 1960, representando o feito ação fundamental para o desenvolvimento da pecuária nacional.
Por sua força e presença política e institucional, a Rural também, em inúmeras ocasiões, foi chamada pela sociedade local e do Paraná para atuar em temas importantes para o progresso da cidade e do estado. Só para exemplificar, participou ativamente no processo de criação do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), com sede em Londrina, instituição que se materializou em 1970; apoiou a instalação da sede da Embrapa Soja no município; além de contribuir para a criação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
E, com destaque, em 1955 deu início à Exposição Agropecuária de Londrina, a ExpoLondrina, um dos mais importantes eventos do gênero no país e com reconhecimento internacional.
Fontes: Sociedade Rural do Paraná / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.