Londrina

Café solúvel, de Londrina para o mundo

1969


O lançamento do Café Solúvel Cacique no mercado nacional aconteceu em 1969, sustentado por uma campanha publicitária que marcou época e que utilizava o slogan “Jogue fora o coador”. 

Em 1970, a Seleção Brasileira de Futebol tinha conquistado o tricampeonato mundial da FIFA. Pelé era o grande astro do time. No mesmo ano, a Cia. Cacique de Café Solúvel tomou a decisão de contratar Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para utilização do seu nome e de sua imagem. Nascia o Café Pelé. O jogador e garoto propaganda recebeu um milhão de cruzeiros pelo acordo feito para o uso da marca no país e na Europa. Para cada outro país ou continente, a empresa teria que desembolsar novas quantias.

O Café Pelé inicialmente foi comercializado na forma de torrado e moído e, posteriormente, solúvel, tanto no Brasil quanto no exterior. A marca cresceu com as intensas publicidades que acompanhavam o sucesso de Pelé. A Cacique usou a marca Café Pelé para abrir mercados para o café solúvel, uma das inovações da época. Em 2017, o Café Pelé passou a fazer parte do portfólio da holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE).

Ao longo de sua história, a Cacique fez campanhas publicitárias memoráveis com personalidades renomadas, como as realizadas com Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e Xuxa. No entanto, grande parte do sucesso comercial no mercado nacional é creditado à estratégia de conduzir um diálogo direto tanto com os varejistas quanto com os atacadistas.

Em 1999, matéria da Folha de Londrina destacou que a produção da Cacique alcançava 47 países. Do total que era exportado, 55% correspondiam a café solúvel embalado no Brasil, com a marca Café Pelé e Café Cacique pronto para consumo. A matéria também explicava que as encomendas dos importadores tinham especificações peculiares a cada mercado, dentro dos padrões e consumo locais. 

De lá para cá, mesmo com a inauguração da fábrica de Linhares, no Espírito Santo, a planta de  Londrina é ainda a maior do mundo sobre o mesmo teto, produzindo 70 toneladas de café solúvel em pó, aglomerado e liofilizado, extrato de café e óleo de café.

Fontes: Acervo Cia Cacique de Café Solúvel / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.