Londrina

Casas Fuganti

1936


Attilio Francisco Xavier Fontana, gaúcho que se encontra no rol dos maiores empreendedores da história brasileira – de suas iniciativas, decorre a criação da Sadia -, teve negócios em Londrina entre 1936 e 1939. Em 1935, Fontana juntou seus empreendimentos de lojas de comércio com os da família Fuganti e passou a administrar a sociedade. Em 1936, aproveitando a efervescência de Londrina, um estabelecimento maior foi aberto na cidade, sendo ali então inaugurada a empresa Fuganti & Fontana.

De tudo se encontrava na loja: de agulha, armas e munições a ferragens e secos e molhados. Em 1939, a sociedade foi desfeita e a empresa passou a pertencer apenas à família Fuganti. Fontana continuou a empreender em outros negócios. E os irmãos Fuganti formaram um dos maiores grupos econômicos da história local, pois durante cerca de duas décadas, a Casas Fuganti foi a loja mais importante de Londrina. Prosperavam junto com a cidade. 

Naquele tempo, o governo federal incentivava o plantio do café e com a inflação baixa era necessário pouco tempo para que os cafeicultores conseguissem recuperar o investimento. Então, circulava muito dinheiro e a demanda por produtos de todo tipo era maior que a oferta. Os Fuganti precisavam trazer produtos de fora para suprir aquela forte demanda do mercado. O grupo cresceu para além das lojas que vendiam roupas feitas, ferragens, produtos de supermercados; novos negócios foram abertos em diversos outros setores, como concessionária de veículos, distribuição de gás e agropecuária. 

Os Fuganti participavam ativamente da vida da cidade. Em 1946, o empresário e comendador Júlio Fuganti criou a Associação de Amigos de Londrina, que teve como primeira iniciativa iniciar a arborização no município. A partir da articulação de Júlio Fuganti e um grupo de amigos, veio de São Paulo um caminhão de mudas para serem plantadas pelas ruas de Londrina. O comendador também foi um dos fundadores do Londrina Esporte Clube, nos anos 1950. E o sobrinho, Arlindo Fuganti, que em 1946 chegou por aqui para trabalhar na empresa, sendo posteriormente elevado a sócio e diretor do grupo, elegeu-se vereador em duas ocasiões. 

Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.