1946
Inaugurado em 1º de abril de 1946, o prédio do Ginásio Estadual de Londrina destaca-se como um marco arquitetônico e educacional na história da cidade. Localizado na rua São Salvador, 998, no centro, a edificação, que durou quatro anos (1943-1946), foi originalmente planejada para abrigar o Grupo Escolar Ministro Oswaldo Aranha. No entanto, as mudanças políticas no Brasil durante o período de construção alteraram o destino do edifício.
Com a deposição de Getúlio Vargas em 1945 e a chegada de Eurico Gaspar Dutra à presidência, o prédio passou a abrigar duas importantes instituições de ensino: o Ginásio Estadual de Londrina e a Escola de Professores de Londrina, precursoras de instituições tradicionais como o Colégio Estadual Vicente Rijo e o Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL).
O edifício não apenas acolheu a história de duas grandes escolas, mas também testemunhou a evolução da educação em Londrina. Em 1957, a Escola de Professores foi transferida para outro local, tornando-se o Instituto de Educação, enquanto o Ginásio Estadual permaneceu no prédio até 1969, quando foi transferido para um espaço próprio, já com o nome de Colégio Estadual Vicente Rijo, em homenagem ao primeiro professor jesuíta do Brasil.
O prédio, reformado em 1969, ganhou uma nova função ao receber o Colégio Estadual Marcelino Champagnat, fundado dois anos antes. A instituição recebeu o nome em homenagem ao educador francês do século XIX, cujo legado é amplamente respeitado.
O destaque arquitetônico do prédio original é o icônico relógio de 2,5 metros de diâmetro, instalado numa torre de 10 metros de altura, conforme aparece na fotografia. Funcionando de 1946 a 1964, ele simbolizava a pontualidade e a modernidade da época.
Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.