Londrina

Hospital Evangélico de Londrina

1948


Com uma história que remonta a 1948, o Hospital Evangélico de Londrina tornou-se um dos principais provedores nacionais de tratamentos complexos de saúde. Enquanto referência para a cidade e região, o Hospital Evangélico de Londrina impacta positivamente milhares de vidas.

Representantes de igrejas evangélicas de Londrina uniram-se no final dos anos 1940 com o objetivo de transformar vidas e mudar realidades, fornecendo serviços médicos. Isso levou à criação da AEBEL - Associação Evangélica Beneficente de Londrina.

Nos anos 1950, o Hospital Evangélico foi construído. Primeiramente, uma clínica ambulatorial foi criada sob o nome de São Lucas. Esta foi expandida em 1953 e então nominada de Hospital Evangélico de Londrina. Um prédio maior foi construído no cruzamento das ruas Pernambuco e Alagoas (onde está localizada a COHAB hoje) – sua inauguração aconteceu em 1956. Com contribuições de uma instituição alemã, o atual prédio do Hospital Evangélico foi construído na avenida Bandeirantes, ao longo da década de 1960, sendo inaugurado em 1971. 

A relevância do Hospital Evangélico de Londrina atravessa as divisas da cidade e os limites da região, pois procuram pelos seus serviços, inclusive, pessoas vindas de outros estados. Seus procedimentos de alta complexidade cobrem a rede privada, convênios e o Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.

O hospital possui uma equipe clínica de aproximadamente 800 médicos de diferentes especialidades, uma área construída de aproximadamente 19mil m² com 368 leitos, incluindo 66 de UTI adulto, pediátrico e neonatal. A cada ano, o hospital atende mais de 70.000 visitas à emergência, 20.000 hospitalizações, 17.200 cirurgias e 3.500 partos. 

Em 1995, o hospital recebeu da UNICEF o título de "Hospital Amigo da Criança", sendo então o primeiro do interior a ganhar este selo. Os números são resultado de uma trajetória contínua de ampliação do atendimento à comunidade, apoiada pela Sociedade Evangélica Beneficente, sua mantenedora; portanto, uma história que em 2023 chega aos seus 75 anos. 

Fontes: Acervo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Hospital Evangélico / Acervo Londrina Histórica.

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.