2001
Fundada em 2001, a Associação Londrinense de Circo (ALC) surgiu com a proposta de legitimar e consolidar o trabalho artístico e pedagógico de artistas de Londrina. Criada por um grupo de professores universitários, artistas e familiares de jovens participantes das oficinas de circo, a ALC rapidamente se transformou em uma referência de inclusão social e formação cultural, principalmente através de suas oficinas de circo social.
A ALC teve sua origem com a Troupe Aerocircus, cujos projetos de circo social serviram como base para a criação da associação. Com uma abordagem que une arte, pedagogia e assistência social, a associação busca capacitar jovens e adultos, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizado e inclusão na sociedade. Em 2003, a ALC promoveu sua primeira mostra de circo, trazendo à cena diversas companhias e projetos sociais que exploravam a linguagem circense de forma inovadora e educativa.
Foi em 2004 que a Escola de Circo de Londrina foi fundada pela ALC, estabelecendo duas linhas principais de atuação: a profissionalização do artista circense e o curso livre de circo. A ALC acredita que a arte e a cultura têm papel fundamental na formação do cidadão, sendo capazes de despertar vocações e orientar o desenvolvimento pessoal.
Além de ensinar técnicas circenses, a ALC busca influenciar políticas públicas nas áreas de Assistência Social, Educação, Esporte e Cultura, assegurando que os direitos de cidadania sejam exercidos por crianças e jovens. Suas oficinas não se limitam ao circo, mas também abrangem expressões artísticas como grafite, dança, música, além de promoverem o desenvolvimento de habilidades técnicas e estéticas, capacitando jovens para atuarem profissionalmente e gerarem renda a partir de suas habilidades.
Fontes: Associação Londrinense de Circo / Londrina Cultura / Acervo Londrina HIstórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.