Londrina

Irmãos Nishiyama: visionários por trás da magia do cinema em Londrina

1934


Por trás do sucesso do Cine Theatro Municipal de Londrina, inaugurado em 1940, estavam os Irmãos Nishiyama, empreendedores que desempenharam um papel crucial na vida cultural da cidade. Satoro Nishiyama, um dos fundadores, foi a principal figura à frente da administração do cinema. Junto com seu irmão, Satoro criou um ponto de exibição de filmes e contribuiu significativamente para a formação de um imaginário coletivo na Londrina em crescimento.

Satoro Nishiyama chegou a Londrina em 1934, vindo de Cambará, e trouxe consigo um espírito empreendedor que se manifestou em várias áreas. Além do cinema, ele também fundou a Máquina de Arroz Londrina, localizada na rua Santa Catarina. A habilidade de conciliar diferentes negócios é um exemplo do seu caráter visionário e do papel que desempenhou no desenvolvimento da cidade. Para Satoro, o Cine Theatro Municipal era mais do que um negócio: era uma oportunidade de criar um espaço de lazer e cultura em uma cidade que ainda buscava sua identidade.

A construção do Cine Theatro foi um empreendimento significativo. O valor gasto para erguê-lo foi de 350 contos de réis, um montante expressivo para a época, e a aquisição dos equipamentos de projeção e som da marca alemã Zeiss-Ikon custou outros 70 contos de réis. Todo o valor foi bancado pelos Irmãos Nishiyama, que acreditavam na viabilidade do projeto.

Durante as décadas de 1940 e 1950, as sessões lotavam a sala de 800 poltronas e proporcionavam entretenimento para um público diversificado, incluindo a colônia japonesa de Londrina. Satoro, que também era proprietário de cinco carros de aluguel, foi obrigado a ceder a administração do cinema durante a Segunda Guerra Mundial, devido à sua nacionalidade japonesa. No entanto, um interventor designado cuidou bem do negócio e o devolveu à família após o conflito.

Mesmo após o encerramento das atividades do cinema, devido ao incêndio de 1975, a memória dos Irmãos Nishiyama e de sua contribuição continua a fazer parte da identidade cultural de Londrina.

Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.