1968
João Carlos Bespalhok, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, é um nome importante na história de Londrina, especialmente por sua atuação no desenvolvimento urbano e infraestrutura da cidade. Nascido em uma família com raízes profundas na área técnica – filho de um eletricista e irmão de um engenheiro – Bespalhok trouxe para Londrina sua experiência e visão, contribuindo de forma significativa para a modernização da cidade.
Entre 1968 e 1969, Bespalhok foi o décimo presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), dando continuidade ao trabalho de fortalecimento da entidade e de promoção de atividades que agregassem valor aos profissionais da engenharia e arquitetura da cidade. Além disso, durante a gestão do prefeito José Richa, João Carlos Bespalhok foi nomeado secretário municipal, demonstrando seu comprometimento com a administração pública e com as questões de infraestrutura local.
Uma das contribuições mais marcantes de Bespalhok foi sua atuação no Serviço Autárquico de Saneamento de Londrina (SAS), onde liderou o processo de transição para a SANEPAR, a empresa estadual de saneamento do Paraná, no final de sua gestão. Esse processo teve um papel essencial na estruturação e modernização dos serviços de saneamento da cidade.
Em 1974, João Carlos Bespalhok foi nomeado o primeiro diretor da recém-criada Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel). Sob sua liderança, a Codel foi estabelecida com o propósito de traçar estratégias para o crescimento socioeconômico e industrial de Londrina. Após esse período em Londrina, João Carlos Bespalhok mudou-se para a região norte do país, onde se dedicou à mineração, uma nova fase em sua trajetória profissional.
Fontes: Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.