Londrina

Typographia Oliveira: o berço da impressão em Londrina

1934


Em meados da década de 1930, Londrina era uma cidade promissora do Norte do Paraná, atraindo pessoas em busca de oportunidades. Entre esses pioneiros estava a família Oliveira, liderada por Belmiro Corrêa Oliveira, que chegou à cidade em setembro de 1934. Com expertise em serviços gráficos, a família fundou a Typographia Oliveira, o primeiro serviço tipográfico da região, oficialmente registrado como Oliveira & Filho Ltda.

Localizada inicialmente na rua Mato Grosso, número 681, a tipografia foi criada por Belmiro, com o auxílio de seu filho Isolírio Corrêa Oliveira. Curiosamente, João Corrêa Oliveira, outro filho da família, também tinha parte no empreendimento, mas seu nome não entrou na razão social da empresa devido à sua idade, tinha apenas 12 anos quando o negócio foi criado.

A Typographia Oliveira teve um papel crucial para a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), responsável pela colonização da região. Foi graças a uma “ajuda de custo” adiantada pela CTNP que Belmiro pôde montar o negócio, que rapidamente se tornou o principal fornecedor dos serviços gráficos necessários para a administração da CTNP, incluindo publicidade, contratos, promissórias e recibos. Essa parceria garantiu a sobrevivência e o crescimento da tipografia, que se tornou peça-chave para a infraestrutura administrativa da cidade.

Com o passar dos anos, a Typographia Oliveira diversificou seus serviços, atendendo as necessidades da administração e as demandas culturais e sociais emergentes da crescente população de Londrina. A cada ano, com a sensibilidade de ser pioneiro, por meio da prestação dos seus serviços, a tipografia integrava-se mais à vida cotidiana da cidade.

Fontes: Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.