1936
Localizado no centro de Londrina, o Colégio Mãe de Deus traz uma história que nasce junto com a cidade na década de 1930. Foi a primeira construção de grande porte em alvenaria erguida no território, representando a arquitetura eclética do período.
Começou a funcionar em 3 de março de 1936, com o propósito de garantir cultura religiosa e científica aos filhos dos adquirentes de lotes da região que chegavam em Londrina atraídos pelas perspectivas das terras férteis. Por aqui chegavam compradores de terra de diversas partes do Brasil e de outros países.
E foi por meio dessa demanda que o Instituto Secular das Irmãs Maria de Schoenstatt, instituição alemã com forte impulso missionário, chegou ao Brasil. Numa perspectiva simbólica, trouxeram um tijolo, uma cruz, uma maquete do Santuário de Schoenstatt e um violino.
Ao longo dos anos, a edificação do Colégio Mãe de Deus passou por diversas fases distintas. Em 1951 foram construídas as salas de aula em 3 pavimentos, já em 1965 foram acrescidos a Casa das Freiras e o Internato, em 1976 outra sala foi criada para o Jardim de Infância. Em 2010 foi construído o Ginásio de Esportes e iniciada a construção do Teatro, que foi inaugurado em agosto de 2016.
Em 1947, o Curso Ginasial, com capacidade para 800 alunos, foi aberto. Dezenas de milhares de alunos passaram pela instituição, gerações inteiras de londrinenses. O ensino disciplinado e humano das Irmãs Maria de Schoenstatt foram tornando o estabelecimento em uma referência aos londrinenses, tanto no ensino quanto na formação de professores.
A instituição preocupa-se com a preservação de sua história. Por meio do Projeto Resgate Histórico Colégio Mãe de Deus desenvolve uma atividade permanente que constitui a catalogação, formação de acervo e montagem de salas históricas a partir de objetos e documentos textuais e iconográficos que representam a memória das Irmãs de Maria do Apostolado Católico de Schoenstatt.
Também cabe mencionar que, na ala mais antiga do Colégio, com acesso pela rua Pará, na primeira edificação construída, foram inaugurados dois espaços históricos em 30 de setembro de 2011: painel e sala de memória do fundador padre José Kentenich, ambos localizados na recepção; a capela histórica do Colégio Mãe de Deus, no segundo pavimento.
Fontes: Acervo Colégio Mãe de Deus / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.