Londrina

Ricardo Otello Queirolo, o Picolino

1958


Ricardo Otello Queirolo, nascido em 30 de janeiro de 1923 em São Paulo, carregava no sangue a tradição do circo. Filho de Elvira e Ricardo Queirolo, ele pertencia à terceira geração de uma das famílias mais importantes da história do circo brasileiro. Sua estreia no picadeiro foi aos sete anos, como parceiro de sua mãe, uma talentosa malabarista. Aos 18 anos, ele já havia consolidado sua identidade como o palhaço Espoleta, honrando assim a tradição familiar.

Entre 1941 e 1944, Ricardo integrou o grupo "Diabos Brancos", que se apresentou em prestigiados cassinos do Brasil até o fechamento desses estabelecimentos. Após esse período, ele retornou ao circo, mas, em 1955, afastou-se da vida artística para se estabelecer como comerciante em Curitiba, junto com a esposa Dorthy e os filhos Dorothy e Ricardo Neto. Três anos depois, Ricardo chegou a Londrina e abriu um posto de gasolina no alto da avenida Higienópolis.

No entanto, o chamado do picadeiro nunca o abandonou. Em 1964, convidado pela TV Coroados, Ricardo criou o palhaço Picolino, que rapidamente se tornou um sucesso nas telinhas. O programa infantil de Picolino foi transmitido por várias emissoras do Paraná (Cultura de Maringá, Tibagi de Apucarana e Tupi de Cornélio Procópio).Em 1981, ele ganhou seu próprio programa, o "Circo Show Infantil", que foi exibido pela TV Tropical de Londrina até 1992. Durante 19 anos, ao lado do palhaço Castelinho, Picolino conquistou uma legião de fãs.

Mesmo após deixar a TV, Ricardo continuou a transmitir sua paixão pelo circo, colaborando com jovens artistas de Londrina e apoiando o grupo Plantão Sorriso, que leva alegria aos hospitais da cidade.

O FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina fez uma homenagem a Ricardo Otello em 2003, quando ele se apresentou com a pantomima "Picolino e os cangaceiros". Pouco tempo depois, em 3 de junho de 2003, ele faleceu, deixando um legado de alegria e contribuição cultural. Em sua memória, foi nomeado patrono da Escola de Circo de Londrina, inaugurada em 2004.

Fontes: Circonteúdo, disponível em https://www.circonteudo.com/fabricante-historia/ricardo-otello-queirolo / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.