Londrina

A Catedral Metropolitana de Londrina

1934


Em março de 1934, o padre alemão Carlos Dietz chegou a Londrina com a missão de criar a primeira paróquia local. No dia 11 daquele mês, durante missa campal na cidade, Dom Fernando Taddei escolheu o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro da nova igreja. Uma pequena casa de madeira localizada na avenida Paraná com a rua Prof. João Cândido foi o primeiro lugar das celebrações.

Construída em madeira, no ponto mais alto das terras destinadas a abrigar o município de Londrina, a segunda igreja foi edificada baseada nos desenhos do engenheiro Willie Davids, tendo a mesma sido inaugurada em 19 de agosto daquele ano. Durante os anos seguintes dois sinos foram instalados, doados pelas famílias Dequêch e Udihara. 

A Catedral de Londrina passou por mais duas construções, o que causou uma enorme mudança desde sua forma original. Em 1937, elaborou-se um projeto em estilo neogótico pelo engenheiro Fristch. Em 1938, teve início a construção com o lançamento da pedra fundamental. Foi no dia 24 de outubro de 1943 - com a conclusão do telhado - que a nova Matriz foi inaugurada. Somente em fevereiro de 1945 a igreja foi rebocada e apenas em 1949 as duas torres ficaram prontas. O último acréscimo foi feito em 1951 com a colocação do relógio da torre. 

Em 1953, devido à necessidade de ampliá-la, foi encomendado um anteprojeto ao engenheiro alemão Freckmann. No ano seguinte, plantas elaboradas na Europa foram apresentadas e logo depois tiveram início as obras na área dos fundos da Matriz. Em 1962, as obras foram paralisadas por questões financeiras. Foram retomadas apenas em 1966 por meio de novo projeto dos arquitetos Eduardo Rosso e Yoshimasi Kimati. Em junho de 1968, a antiga Igreja Matriz começou a ser demolida. A atual Catedral foi inaugurada em 24 de dezembro de 1972. 

No dia 1º de fevereiro de 1956, a Catedral de Londrina foi elevada à categoria de Diocese, tendo como seu primeiro bispo Dom Geraldo Fernandes. Em novembro de 1970 foi elevada à arquidiocese. Dom Geraldo foi também o arcebispo. 

A Catedral Metropolitana está localizada na avenida São Paulo, nº 390, ao lado do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon.

Fontes: Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.