Londrina

O antigo Fórum de Londrina

1950


Na esquina da avenida Rio de Janeiro com a alameda Manoel Ribas está um prédio carregado de histórias. Onde hoje funcionam a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza e a Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, anteriormente havia o Fórum da Comarca de Londrina. Antes disso, o local abrigava uma quadra de tênis da Companhia de Terras Norte do Paraná, onde funcionários russos, alemães e ingleses jogavam. 

O Fórum começou a ser construído em 1947 e foi inaugurado em setembro de 1950, em uma cerimônia que reuniu uma multidão e contou com a presença de diversas autoridades, inclusive do então governador Moysés Lupion, que cortou a fita inaugural. O prédio funcionou como Fórum da cidade por cerca de 30 anos. Só no início da década de 1980, o edifício foi desocupado e cedido para abrigar a Biblioteca Pública Municipal de Londrina.

O prédio não entra no rol de referências modernistas, mas está localizado em um quarteirão histórico da cidade. Quando o Fórum foi inaugurado, ao seu lado já estavam erguidos a agência dos Correios, o prédio da antiga Telefônica e o Centro de Saúde. Nos anos seguintes, surgiram também o salão do antigo Grêmio Literário Recreativo Londrinense, a Casa da Criança (atual Secretaria de Cultura), a antiga sede da Associação Médica, além da Catedral. 

Prédios como esses fazem parte da memória e ajudam a contar a história do povo de Londrina. Existem diversas perspectivas de preservação da memória. Há a perspectiva arquitetônica, mas também a da vivência das pessoas. Muitas pessoas estudaram na biblioteca, e outras se casaram ali, enquanto foi o Fórum. Foi um ambiente físico que também guardou documentos jurídicos. Quanto mais se fala sobre o prédio, mais camadas de memória são descobertas. 

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.