Londrina

O Centro Cívico de Londrina

1934


A história da Prefeitura Municipal, do Fórum de Londrina e da Câmara Municipal é marcada por mudanças de localidades e imóveis, representando um processo contínuo de expansão da cidade ao longo das décadas. Conheça um pouco mais sobre a história desses prédios.

A criação do Município de Londrina se deu em dezembro de 1934 por meio do Decreto Estadual nº 2.519, assinado pelo interventor Manoel Ribas. Naquela época, a Prefeitura Municipal foi instalada temporariamente no prédio da esquina das ruas Maranhão e Minas Gerais. Em 2 de julho de 1942, mudou-se para o Paço Municipal, na esquina das ruas Santa Catarina e Minas Gerais, onde abrigou também o Fórum e, posteriormente, a Câmara Municipal. Era 1972, a Prefeitura foi transferida para a avenida Juscelino Kubitscheck, esquina com a rua Prof. João Cândido, onde hoje funciona a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina – CMTU. Projetado pelo arquiteto Aristeu Paiva, o imóvel está listado como de interesse histórico por ter abrigado uma das sedes do Poder Executivo Municipal e, também, por representar um momento de expansão da cidade. Com o passar dos anos, o paço municipal mudou de endereço algumas vezes, e, em 8 de outubro de 1982, instalou-se na avenida Duque de Caxias, nº 689, onde segue até os dias atuais

A Comarca de Londrina foi criada em 18 de janeiro de 1938, pelo Decreto Estadual nº 2.613, e instalada no dia 27 de janeiro de 1938. O Fórum da nova Comarca iniciou suas funções no Edifício do Paço Municipal, que ficava na esquina das ruas Minas Gerais e Santa Catarina. Em 1950, o Fórum foi transferido para a avenida Rio de Janeiro, nº 413, onde hoje funciona a Biblioteca Pública Municipal, também no Centro. Em 29 de maio de 2020, este imóvel foi tombado como Patrimônio Cultural do Município, com base na Lei Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Londrina (nº 11.188, de 2011). Em 1983, o Fórum foi levado ao Centro Cívico, na avenida Duque de Caxias. Atualmente, no mesmo local, está sendo construído um prédio que servirá como sua nova sede. 

A Câmara Municipal de Londrina teve sua primeira sede na rua Maranhão esquina com a rua Mato Grosso, em 1936. Entretanto, durante o período do "Estado Novo", foi fechada e só voltou a funcionar em 1947, na então ACL (Associação Comercial de Londrina), que ficava na rua Minas Gerais, nº 297. Em 1950, com a construção do prédio do Fórum (atual Biblioteca Pública), a Câmara foi para o Paço Municipal (atual Agência do Banco Bradesco), onde estava o Fórum. Em 1975, a Câmara foi novamente transferida, desta vez para o prédio da Associação Odontológica do Norte do Paraná. Após várias mudanças de endereço, em 25 de julho de 1977, a Câmara passou a ter sede própria, instalada nas atuais estruturas da avenida Duque de Caxias, nº 635. 

O Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto é um conjunto arquitetônico que abriga as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Londrina. Fica localizado na avenida Duque de Caxias, próximo ao Lago Igapó.

Ao longo das décadas, as mudanças de localidade e de imóveis dos órgãos governamentais de Londrina refletem o crescimento e a expansão da cidade. A história destes prédios é uma parte importante do patrimônio histórico e cultural local, que deve ser preservado para as próximas gerações. 

Fontes: Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.