1940
A rua Sergipe, um dos principais eixos comerciais de Londrina, guarda em suas esquinas e fachadas a rica história da comunidade japonesa que ali se estabeleceu. A rua tornou-se um símbolo de diversidade cultural e prosperidade econômica. Num determinado período histórico, a Sergipe ficou conhecida como "Pequena Tóquio" devido à forte presença de imigrantes japoneses. É curioso que os próprios comerciantes orientais a tratavam dessa forma.
A chegada dos japoneses à rua Sergipe remonta ao início da década de 1930, quando muitos imigrantes buscaram novas oportunidades no Norte do Paraná. Chegaram para trabalhar na lavoura, depois, com o tempo, compraram terrenos nesta via e montaram seus negócios. Esses pioneiros contribuíram para o crescimento econômico da região e trouxeram consigo tradições e valores que moldaram a identidade local. Entre bazares, secos e molhados, mercados e relojoarias, os japoneses deixaram sua marca na rua Sergipe.
Um dos marcos mais notáveis dessa presença é o Edifício Tókio, o primeiro arranha-céu de Londrina, construído na esquina com a avenida Rio de Janeiro. Este edifício representou um avanço arquitetônico para a cidade e simbolizou o papel crucial dos comerciantes japoneses na transformação da região.
Entre os comércios fundados por japoneses e que se mantém ativos, estão, por exemplo, o Bazar Ajimura e a Vitamina e Pastelaria Sergipe (Vitagipe). Nem o barulho e o movimento excessivo de carros e ônibus afastaram esses comerciantes dali. Para eles, é um orgulho fazer parte dessa rua histórica e de manter viva a memória e o legado de seus antecessores. Assim, a rua Sergipe, com suas histórias e tradições, continua a ser um símbolo de resiliência e diversidade cultural, refletindo o espírito empreendedor dos que ajudaram a construir a cidade.
Na imagem, propaganda publicada em jornal de 07 de setembro de 1956.
Fontes: Projeto Educação Patrimonial, disponível em https://www.educacaopatrimonial.com.br / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.