1980
Em 1980, Londrina consolidava-se como a segunda maior cidade do Paraná e uma das mais importantes do Sul do Brasil. Este ano foi particularmente marcante devido ao triunfo do Londrina Esporte Clube, que conquistou a Taça de Prata, tornando-se o primeiro clube paranaense a alcançar um título nacional. Este feito esportivo foi um motivo de grande orgulho para os londrinenses, especialmente em um período de recuperação econômica após a devastadora geada negra de 1975 que dizimou os cafezais da região.
Um dos eventos mais simbólicos desse ano foi o esvaziamento do Lago Igapó, o cartão postal da cidade, para desassoreamento e manutenção. Este processo durou quase um ano e foi essencial para a preservação e revitalização do lago, um dos principais pontos turísticos de Londrina. A população local, segundo o IBGE, era de 301.711 habitantes. Antônio Belinati estava em seu terceiro ano de mandato como prefeito, em um período de seis anos.
Além disso, em 1980, o transporte público ainda estava em desenvolvimento. O Terminal Urbano Central não existia e as linhas de ônibus paravam na rua Piauí, no trecho do Bosque de Londrina. A rodoviária também se encontrava em outro local, onde hoje é o Museu de Arte de Londrina.
As linhas férreas, que foram fundamentais para o desenvolvimento inicial da cidade na década de 1930, ainda cortavam Londrina em 1980. A avenida Leste-Oeste, que surgiria em meados da década, substituiu essas linhas, simbolizando a transição da cidade de uma economia ferroviária para uma estrutura urbana mais moderna. O prédio da segunda estação ferroviária, hoje o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, é um lembrete dessa época.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.