Londrina

Londrina: estratégia e crescimento industrial

1970


A localização estratégica de Londrina foi um fator crucial no desenvolvimento industrial da cidade, especialmente a partir das décadas de 1970 e 1980. A cidade, situada no Norte do Paraná, beneficia-se de uma posição geográfica privilegiada que facilita a interligação com os principais centros comerciais do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, e com acesso aos portos de Santos e Paranaguá.

Nos anos 1970, a necessidade de incentivos governamentais tornou-se evidente para consolidar uma base industrial. A maioria das indústrias em Londrina era de pequeno a médio porte, com pouca utilização de tecnologia avançada. Contudo, a localização estratégica da cidade e os incentivos fiscais oferecidos atraíram várias indústrias, promovendo uma diversificação significativa na base industrial de Londrina. Setores como vestuário, alimentos, metalurgia e produtos químicos começaram a ganhar destaque.

Além disso, a guerra fiscal durante o governo de Jaime Lerner (1995-2002) desempenhou um papel crucial na aceleração do crescimento industrial no Paraná. Políticas de isenção de impostos e concessão de empréstimos facilitaram a transferência de plantas industriais para Londrina, consolidando ainda mais a cidade como um ponto estratégico para o desenvolvimento industrial.

Entre 1985 e 1992, indústrias de menor intensidade tecnológica, como têxtil, vestuário e produtos alimentícios, foram as mais importantes em termos de pessoal ocupado. Entre 1998 e 2004, setores como metalurgia e indústrias de matérias plásticas ganharam maior relevância na criação de postos de trabalho.

O impacto dessas mudanças foi sentido em toda a Região Metropolitana de Londrina (RML), criada pela lei complementar estadual nº 81, sancionada em 17 de julho de 1998, composta por municípios como Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Londrina, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Fontes: Galera, M. M. (2008). Industrialização da Região Metropolitana de Londrina (RML): A ação sindical e os reflexos nas condições de emprego e renda dos trabalhadores. Universidade Estadual de Londrina. / Bragueto, C. R. (1996). O aglomerado urbano-industrial de Londrina: sua constituição e dinâmica industrial. Universidade de São Paulo. / Londrina Histórica.

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.