1990
A década de 1990 marcou uma era de profundas transformações para a economia brasileira. A implementação de políticas neoliberais pelo governo de Fernando Collor e, posteriormente, por Fernando Henrique Cardoso abriu as portas do Brasil ao capital estrangeiro e ao comércio internacional. Isso resultou em um processo de desconcentração industrial, particularmente da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), com muitas empresas buscando novas localizações para reduzir custos e melhorar a competitividade.
Londrina destacou-se como um destino privilegiado para essas indústrias. A cidade oferecia uma combinação atraente de infraestrutura desenvolvida, incentivos fiscais e uma localização estratégica, interligando-se aos principais centros comerciais do Brasil e com fácil acesso aos portos de Santos e Paranaguá. Durante o governo de Jaime Lerner, medidas como a guerra fiscal, que incluíam a isenção de impostos como o ICMS para bens de capital e matérias-primas, facilitaram a transferência de plantas industriais para a região. É importante destacar também os esforços da prefeitura do município, por meio da Codel, na atração de novas indústrias para a cidade.
Várias indústrias de destaque transferiram suas operações para Londrina. A Atlas Schindler, fabricante de elevadores, e a Dixie Toga, empresa do setor de embalagens, foram algumas das primeiras a se estabelecerem na região. Empresas como Palumar e Hussmann/Thermo King seguiram o mesmo caminho.
A desconcentração industrial trouxe benefícios significativos para Londrina, incluindo a diversificação de sua base industrial e o aumento no número de empregos.
Fontes: Galera, M. M. (2008). Industrialização da Região Metropolitana de Londrina (RML): A ação sindical e os reflexos nas condições de emprego e renda dos trabalhadores. Universidade Estadual de Londrina. / Bragueto, C. R. (2007). O aglomerado urbano-industrial de Londrina: sua constituição e dinâmica industrial. Universidade de São Paulo. / Bertoluci, J. M. L. (2006). Transferências industriais para o Norte do Paraná nos anos de 1990 e início do século XXI. Universidade Estadual de Londrina. / Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.