1960
Yoshihiro Okano, respeitosamente conhecido como Okano-Sensei, é um dos mestres de judô mais graduados do Brasil. Ele é um dos dois únicos judocas paranaenses vivos a atingir o 9º dan, uma das mais altas graduações na arte marcial japonesa. Sua trajetória é um testemunho de dedicação, superação e impacto social.
Filho de imigrantes japoneses, Okano-Sensei começou sua jornada no judô aos dezessete anos, influenciado por amigos que praticavam a modalidade. Curiosamente, sua família não tinha tradição nas artes marciais. Enquanto seus amigos desistiram com o tempo, Okano-Sensei encontrou no judô uma paixão que crescia a cada dia. Essa prática, inicialmente apenas um passatempo, gradualmente se tornou uma parte essencial de sua vida.
Após participar de quatro campeonatos brasileiros de judô, Yoshihiro Okano, que trabalhava como torneiro mecânico e soldador, teve a chance de se dedicar integralmente à arte marcial. Okano-Sensei, depois de décadas de prática e de dedicação ao ensino, é uma figura central no desenvolvimento do judô no Paraná e no Brasil.
Formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1975, Okano foi professor na instituição por 28 anos e fez mestrado no Japão. Para Yoshihiro Okano, o judô vai muito além de ser apenas um esporte. Para o mestre, o judô é uma arte que une a técnica à filosofia e ajuda a formar cidadãos para a vida e para a sociedade. Seu compromisso com esses princípios fez dele um mestre em técnica e um guia filosófico e moral para muitos de seus alunos.
Okano-Sensei fundou a Academia de Judô Okano, um ambiente que tem funcionado como uma plataforma para disseminar esses valores.
Fontes: Prefeitura do Município de Londrina, página no Facebook / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.