Londrina

O bazar Ajimura

1948


Em meio ao frenético desenvolvimento urbano de Londrina, um relicário de tradição e história resiste bravamente às mudanças do tempo e do comércio. Reconhecido como um dos mais tradicionais  estabelecimentos comerciais  do centro da cidade, o Bazar Ajimura está localizado na rua Sergipe, 798.

Nos idos de 1948, quando Londrina ainda se despedia de suas últimas estradas de terra, o Bazar Ajimura surgia como um ponto luminoso em uma infraestrutura precária. A rua Sergipe, hoje pulsante e asfaltada, era então apenas um esboço sem calçamento, uma face rústica que pouco lembra a atual via comercial. O crescimento de Londrina, impulsionado pela cultura do café que dominou a região nas décadas subsequentes, trouxe um fluxo constante de trabalhadores e, com eles, a necessidade de serviços e comércios como o Ajimura.

A sobrevivência e prosperidade do bazar ao longo de mais de sete décadas podem ser atribuídas à filosofia de seus fundadores e continuadores: "Sempre trabalhamos bastante e prestamos ótimo atendimento". Este lema, juntamente com a gratidão aos clientes, conforme descrito em seu site na internet - "Somos o que somos graças a eles" - sublinha uma prática comercial que transcende a mera troca de mercadorias; trata-se de um enraizamento comunitário, um compromisso com as pessoas que compõem a vida social de Londrina.

Administrado pela mesma família desde sua inauguração, o Bazar Ajimura tornou-se sinônimo de atendimento personalizado e preservação das raízes culturais. Os balcões de madeira, que são testemunhas mudas do passar dos anos, ainda hoje exibem produtos variados, como aviamentos, artigos para presentes, brinquedos e armarinho em geral, evocando uma era pré-digital que contrasta vivamente com os shopping centers e as lojas modernas. É interessante notar como o bazar se mantém relevante mesmo com as transformações do varejo e da própria cidade. 

Fontes: Bazar Ajimura / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.