1933
No começo, chegar em Londrina era uma verdadeira odisseia. Em meio às vastas florestas e escassas vias de comunicação, a travessia do rio Tibagi era uma manobra arriscada. O rio, um importante corredor de comércio e escoamento de mercadorias nos primeiros anos do século XX, encontrava-se isolado devido à infraestrutura precária da região. A travessia do Tibagi era feita a nado ou em pequenos barcos e balsas rudimentares. O projeto de colonização do Norte do Paraná exigia uma medida especial para mudar esse cenário.
Foi então que, em 1933, um projeto ambicioso tomou forma na região de Jataizinho: a construção de uma ponte sobre o rio Tibagi. Marcou um momento decisivo para o Norte do Paraná. A ideia inicial era simples, uma ponte feita inteiramente de madeira, mas a sua execução foi tudo menos fácil. Centenas de trabalhadores e voluntários, em sua maioria moradores locais, uniram-se para dar vida a este sonho de interligação, utilizando apenas suas mãos e algumas embarcações como aliados.
Finalizada e inaugurada em 1934, marcando um antes e um depois na história da região, a ponte foi uma das primeiras grandes infraestruturas da região. Pode-se dizer que sua existência transformou Londrina e seus arredores de uma região isolada em um núcleo de comércio e integração regional.
Distante apenas 30 quilômetros de Londrina, a ponte sobre o Tibagi não apenas facilitou a vida dos colonos e comerciantes locais, mas também estimulou o intercâmbio econômico e cultural entre as comunidades. Assim, tornou-se um símbolo da união e do progresso da região, lembrando aos seus habitantes e visitantes o esforço e a dedicação de centenas de pessoas que acreditaram em um sonho melhor para si e para os outros.
Fontes: Acervo Paraná Histórica / Acervo Londrina Histórica.
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