Londrina

O relojão do edifício América

1960


No Calçadão de Londrina, esquina com a rua Rio de Janeiro, está o edifício América. Inaugurado em 1960 e construído para concentrar a comercialização do ouro verde produzido na "capital mundial do café", com seus 17 andares, ele foi o primeiro "arranha-céu" da cidade. 

No topo deste edifício encontra-se o Relojão, um símbolo da cidade, construído pela renomada fábrica de relógios Dimep de São Paulo. O imponente relógio é um dos maiores do país, com dimensões que impressionam: 6,50 metros de comprimento por 6,50 metros de largura, sustentado por uma estrutura de suporte de 3,50 metros.

O funcionamento meticuloso do Relojão é regido por impulsos elétricos, que a cada 60 segundos emite um sinal que movimenta os ponteiros do relógio. A central que envia os impulsos elétricos está instalada no piso térreo do prédio. Feitos de lata e ferro, os ponteiros gigantes, com 3 metros de comprimento o maior e 2,80 metros o menor, deslizam sobre o mostrador.

Esse ícone que marca o tempo, testemunhou a passagem de décadas sem perder a sua magnitude. Sua presença imponente no skyline da cidade não apenas indica as horas, mas também evoca memórias de uma época passada, sendo um exemplar único de quando a tecnologia e a engenharia se uniam para criar obras de arte funcionais.

Visível de diversos pontos da cidade, especialmente da região central, se destaca como um marco histórico e cultural de Londrina, testemunha silenciosa das transformações urbanas. O Relojão se tornou um ponto de referência para os londrinenses, um símbolo de identidade e orgulho local. Sua história se entrelaça com a da própria cidade, refletindo o progresso, a inovação e a tradição que caracterizam Londrina.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Blog Londrinando / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.